FestFronteira Literária inicia hoje sua terceira edição, totalmente online

Autores da mesa de estreia vão debater história e ficção em Machado de Assis

Em anos recentes, o FestFronteira Literária, realizado anualmente em Bagé, consolidou-se como um evento que leva a discussão e o debate sobre literatura à metade Sul. Com as medidas de combate à covid-19 adotadas depois da explosão da pandemia deste ano, o festival precisou se reinventar em sua terceira edição, totalmente digital, que terá início hoje.

Esta edição “desmaterializada”, como brinca a organização, vai reunir escritores e acadêmicos para discutir literatura a partir das 20h de hoje a quinta-feira, e transmitirá suas mesas pelas plataformas online Facebook e Twitter.

A mesa de abertura, que será realizada hoje às 20h, vai debater a ficção e a história na obra de Machado de Assis. Os participantes serão as autoras e acadêmicas gaúchas Gabriela Silva e Roberta Flores Pedroso e o escritor potiguar José Almeida Júnior, vencedor do prêmio Sesc de Literatura em 2017 com seu livro de estreia A Última Hora e que lançou no ano passado O homem que odiava Machado de Assis, romance no qual reimagina a vida de um rival de Machado pelo afeto de Carolina Augusta, portuguesa que viria a se tornar a esposa do maior escritor brasileiro.

O FestFronteira Literária foi idealizado pelo escritor Rodrigo Tavares e é organizado com a ajuda dos escritores Fernando Risch e José Francisco Botelho, e conta com a parceria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), instituição à qual é vinculada a mediadora Vera Medeiros.

Apesar das dificuldades e dos impedimentos de um evento presenvial, a transformação do festival em online ofereceu à organização a chance de alterar o perfil do evento e expandir a sua abrangência, aumentando a participação de autores e acadêmicos de outros estados — quando o evento é presencial, a produção, totalmente independente, normalmente não consegue amealhar muitos convidados de fora do RS devido aos custos de levar todo mundo a Bagé. a 376 quilômetros de Porto Alegre. Além do potiguar Almeida Júnior, os convidados “de fora” incluem a escritora Débora Ferraz, nascida no sertão de Pernambuco e hoje radicada em João Pessoa, na Paraíba; o baiano Paulo Raviere; o mineiro radicado na Paraíba Bruno Ribeiro e o paraibano radicado na Bahia Ivandro Menezes.

Além do YouTube, as mesas poderão ser acompanhadas também pelo Facebook. Mais informações no perfil oficial do evento (facebook.com/festfronteira) e no do organizador Rodrigo Ungaretti Tavares (facebook.com/rodrigo.ungarettitavares).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM LINKS PARA AS MESAS:

Hoje, dia 25 de agosto: um retrato de Machado de Assis: entre ficção e história (https://youtu.be/rz3B70xyJfc)
Gabriela Silva
Roberta Flores Pedroso
José Almeida Júnior

Amanhã, dia 26 de agosto: do Pampa ao Sertão (https://youtu.be/i1cGPObMZ0E)
Vera Medeiros
José Francisco Botelho
Paulo Raviere

Quinta-feira, dia 27 de agosto: Literatura e deslocamentos (https://youtu.be/lm9Vp7P5OLQ)
Ivandro Menezes
Débora Ferraz
Bruno Ribeiro

--

--

--

Livros, autores e leituras pelo crítico, jornalista e escritor Carlos André Moreira

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Admirável Mundo Livro

Admirável Mundo Livro

Livros, autores e leituras pelo crítico, jornalista e escritor Carlos André Moreira

More from Medium

Making a drawing app in Unity3d

How we do IT at Dashlane

CS373 SPRING 2022: John Mackie

Super Useful Tips to Improve Trading Forex